rela.gif (1943 bytes)

Próximo: Indicadores de Desempenho e Metas Anuais ÍndiceAnterior: Destaques do ano 2003

Vinculações com o Plano Plurianual

As atividades do LNA, conforme descrição geral nos capítulos anteriores, deverão ser vistas no contexto das ações formais do LNA no âmbito do Plano Plurianual 2000-2003. Trata-se das seguintes ações:

  •  Ação 0803 - Participação Brasileira na Utilização de Telescópios Internacionais
     
  • Ação 4126 - Desenvolvimento de Conhecimentos no Campo da Astrofísica.

Seguem informações gerenciais específicas destas ações.

Ação 0803

A ação engloba todas as atividades referentes ao Observatório Gemini e ao telescópio SOAR. Informações gerais sobre esses projetos já encontram-se na primeira parte deste documento.

Situação Atual: O Gemini está operacional e funciona normalmente. O SOAR encontra-se na última fase da sua construção. Sofreu um atraso significativo devido a demora - muito além do previsto - do polimento do espelho principal. Estes trabalhos, tanto quanto os testes do sistema óptico inteiro na fábrica onde foi construído, foram concluídos. Em dezembro, todo o sistema foi encaminhado para o Cerro Pachon, Chile, local do telescópio. A conclusão da integração de todos os subsistemas do telescópio e o início das operações científicas é prevista para os primeiros meses de 2004. A inauguração oficial do observatório foi marcada para o dia 17 de abril de 2004.

Resultados Esperados e Obtidos: A melhor forma de avaliar os resultados da ação é através da produção científica baseada na utilização de dados obtidos nos observatórios Gemini e SOAR, quantificada através do número de artigos científicos publicados e de teses e dissertações defendidas. Considerando o curto tempo desde o início das operações dos telescópios Gemini e a defasagem entre as observações astronômicas e a publicação dos resultados, o número de publicações com dados do Gemini que chegaram ao conhecimento do LNA ainda é limitado. Chegaram ao conhecimento do LNA até o presente momento quatro artigos em revistas indexadas, dois trabalhos completos em Conf. Proceedings, um somatório publicado em Conf. Proceedings, e uma dissertação de mestrado defendida. Os números apresentam limites inferiores considerando que, apesar dos esforços do LNA em manter um histórico de toda produção científica baseada em dados colecionados no Gemini, os usuários nem sempre informam o LNA sobre publicações.

Devido ao fato de que o telescópio SOAR ainda não entrou na fase operacional, evidentemente não existem ainda publicações baseadas em dados obtidos com esse instrumento.

Frente a essa situação, nesta fase inicial das operações do Gemini, e até que o SOAR entre em operações rotineiras, contam-se, no âmbito do PPA, como "Produtos" da ação não o número de publicações, teses e dissertações, mas as horas de observações efetuadas nos telescópios. Ressaltamos que neste sentido o "produto programado" sempre será maior do que o "produto realizado" por motivos fora da governabilidade do LNA, tais como condições metereológicas desfavoráveis que impedem as observações.

Restrições e Providências: O LNA teve problemas para satisfazer os compromissos financeiros brasileiros em 2003 frente ao Gemini e SOAR. Trata-se do pagamento de custos operacionais e da compra de uma parte da participação chilena do Gemini. Devido à impossibilidade de pagar integralmente todos os compromissos do ano anterior, e devido à elevada cotação do dólar americano, os recursos previstos no orçamento do LNA de 2003 foram insuficientes.

Grande parte do problema foi solucionada através da identificação de verbas no orçamento do CNPq para poderem ser usadas para o pagamento do SOAR (o CNPq representa o Brasil formalmente no SOAR). Além disso, a SCUP/MCT concedeu um "reforço" no orçamento do LNA, e o LNA usa verbas das ação 4126 para solucionar o problema. Finalmente, o LNA está fazendo um esforço para realizar os termos - por enquanto não cumpridos (menos no caso da FAPESP) - de um Protocolo de Cooperação entre o CNPq e várias FAPs estaduais em que estas se comprometem em contribuir para o financiamento do SOAR. A FAPEMIG expressou sua intenção para contribuir. Porém, os referentes recursos ainda não foram repassados. Outras FAPs (FAPERGS, FAPERJ) declararam que não têm condições para contribuir. O LNA entrou em acordo com a FAPESP para que esta compre uma peça de equipamento para o Gemini com recursos, originalmente previsto para comprar a mesma peça para o SOAR, financiando, desta forma, a compra da parte chilena do Gemini. Estas medidas, embora não capazes de solucionar os problemas completamente, diminuiram o déficit previsto no início do ano em cerca de 85%, com boas perspectivas de uma solução definitiva em 2004.

Produto da ação - Programado vs. Realizado: Conforme exposto acima, considera-se, por enquanto, como produto da ação, o número de horas de observações nos telescópios Gemini e SOAR. Em 2003 estes números apresentam-se como se segue:

Programado: 74 horas

Realizado: 48,7 horas

O número de horas de observações programadas é necessariamente um limite superior porque devido às condições metereológicas desfavoráveis, observações astronômicas são impossíveis durante uma fração imprevisível do tempo. Portanto, o número de horas de observações realizadas sempre será menor do que programado. Os números corrigidos por esse efeito dos últimos anos (desde o início das operações do Gemini), somente disponíveis a posteriori, demonstram que na média o Brasil recebeu o tempo de telescópio conforme a fração da sua participação no observatório.

O LNA somente tem acesso às informações sobre o número de horas de observações realizadas para o Brasil no telescópios Gemini com certa defasagem. Portanto, não dispõe sobre os números atuais. A informação completa somente estará disponível após o final do semestre operacional do Gemini.

Ação 4126

A ação engloba todas as atividades referentes ao Observatório do Pico dos Dias - OPD e às demais atividades do LNA que não tem relação com o Gemini e SOAR. Informações gerais sobre esses projetos já se encontram na primeira parte deste documento.

Situação Atual: As operações do OPD ocorrem normalmente, conforme as previsões. Resultados Esperados e Obtidos: A melhor forma de avaliar os resultados da ação é através da produção científica baseada na utilização da infra-estrutura fornecida pelo OPD, quantificada através do número de artigos científicos publicados e de teses e dissertações defendidas. No ano de 2003 chegaram ao conhecimento do LNA 16 publicações em revistas indexadas, 3 teses de doutorado e 2 dissertações de mestrado. Os números apresentam limites inferiores considerando que o informe da publicação de artigos baseados em dados do OPD (ou da defesa de teses e dissertações) chega ao LNA com defasagem, e considerando que, apesar dos esforços do LNA em manter um histórico de toda produção científica baseada em dados colecionados no OPD, os usuários nem sempre informam ao LNA sobre publicações.

Produto da ação - Programado vs. Realizado: Conforme exposto acima, considera-se como produto da ação o número de publicações com dados do OPD em revistas indexadas, teses de doutoramento e dissertações de mestrado. Em 2003 estes números apresentam-se como se seguem: 

Programado: 23

Realizado: 21