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IV. Gestão de Recursos Humanos

Situação geral Com o gerenciamento da participação brasileira nos observatórios internacionais Gemini e SOAR as tarefas do LNA aumentaram em muito e parcialmente mudaram suas características. Considerando a impossibilidade, por falta de concursos públicos em número suficiente, de contratar servidores capacitados para executar as novas tarefas, não houve adequação satisfatória do quadro de servidores do LNA a esta situação modificada. A falta de pessoal qualificado apresenta uma ameaça grave à instituição que, caso o problema não seja resolvido, levará, a médio prazo, a uma queda grave na sua capacidade de prestar os serviços de alta qualidade dos quais a comunidade astronômica brasileira em grande parte depende para manter o alto nível atingido nas últimas décadas entre os países atuando na área.

As áreas que sofrem mais da falta de recursos humanos são:

  • A Coordenação de Apoio Científico que não possui servidores o suficiente para fornecer apoio qualificado aos usuários do OPD, do Gemini e muito em breve, do SOAR.
     
  • A Coordenação de Tecnologia que sofre principalmente a falta de tecnólogos na área de elétrica-eletrônica, dificultando em muito o desenvolvimento instrumental, um dos alvos estratégicos mais importantes do LNA.
     
  • A Coordenação do Observatório do Pico dos Dias, responsável pela operação da infra-estrutura observacional do LNA, e portanto, pelo aspecto mais imediato da sua missão. Neste contexto a recente decisão do TCU, impedindo o uso do bolsas PCI para atividades contínuas, apresenta um problema sério para o LNA. 

Além desses problemas específicos, a diminuição contínua do número de servidores devido às aposentadorias e - lamentavelmente - até falecimento de funcionários, sem renovação do quadro de servidores, apresenta um perigo latente para o LNA.

Movimentos em 2003 e situação atual

No ano 2003 teve os seguintes movimentos no quadro de servidores do LNA:

  1. Faleceu o servidor José Geraldo Gomes. Sua memória continuará viva entre os funcionários do LNA.
  2. Foi transferido o servidor Lúcio Antônio de Oliveira (Analista em Ciência e Tecnologia L-I) do INPE para o LNA
  3. Foi transferido o servidor Ely Viera Cortez (Analista em Ciência e Tecnologia L-II) do LNA para o INPE

A Tabela 4 contém um somatório dos Recursos Humanos contratados do LNA no final do ano 2003. Além disso, 13 bolsistas do Plano de Capacitação Institutional, 2 outros bolsistas, e 7 estagiários atuavam no LNA.

Tabela 4: Os Recursos Humanos contratados do LNA 
Posição Classe Padrão Número de funcionários

Pesquisador Titular

U III 2

Pesquisador Titular

U I 1

Pesquisador Titular

U II 1

Pesquisador Adjunto

W III 1

Pesquisador Adjunto

W II 2

Pesquisador Adjunto

W I 2

Tecnologista Sênior

H III 4

Tecnologista Pleno 1

K II 1

Tecnologista Júnior

L I 4

Técnico 3

M 3 11

Técnico 1

O V 2

Analista em Ciência & Tecnologia Sênior

H III 3

Analista em Ciência & Tecnologia Pleno 1

K II 3

Analista em Ciência & Tecnologia Pleno 3

I III 1

Analista em Ciência & Tecnologia Júnior

L II 1

Analista em Ciência & Tecnologia Júnior

L I 3

Assistente em Ciência & Tecnologia 3

R III 20

Assistente em Ciência & Tecnologia 2

S II 1

Assistente em Ciência & Tecnologia 2

S V 1

Assistente em Ciência & Tecnologia 2

S VI 1

Assistente em Ciência & Tecnologia 1

T V 1

                             

Capacitação de recursos humanos

O LNA está comprometido com a capacitação profissional de seus Recursos Humanos. Em 2003 foram tomadas várias medidas para aumentar o grau de formação e do conhecimento profissional dos servidores. A tabela 5 apresenta um somatório dessas atividades. Maiores informações encontram-se no Relatório de Acompanhamento Anual do Termo de Compromisso de Gestão entre o MCT e o LNA.

Tabela 5: Categorias da capacitação profissional 
Categoria  Número de servidores beneficiados 
Treinar e capacitar os Recursos Humanos em eventos de longa duração  6
Incentivar os profissionais de nível superior a participar em cursos de pós-graduação e especialização  3
Incentivar os Recursos Humanos a dar seqüência aos estudos dos cursos do ensino fundamental e médio 6
Dotar a força-de-trabalho de competências específicas para execução de procedimentos e uso de tecnologias específicas 4
Incentivar os Recursos Humanos para atualizar-se em suas áreas de atuação  34