IV. Gestão de Recursos Humanos
Situação geral Com o gerenciamento da participação brasileira nos
observatórios internacionais Gemini e SOAR as tarefas do LNA aumentaram
em muito e parcialmente mudaram suas características. Considerando a
impossibilidade, por falta de concursos públicos em número suficiente,
de contratar servidores capacitados para executar as novas tarefas, não
houve adequação satisfatória do quadro de servidores do LNA a esta
situação modificada. A falta de pessoal qualificado apresenta uma
ameaça grave à instituição que, caso o problema não seja resolvido,
levará, a médio prazo, a uma queda grave na sua capacidade de prestar os
serviços de alta qualidade dos quais a comunidade astronômica brasileira
em grande parte depende para manter o alto nível atingido nas últimas
décadas entre os países atuando na área.
As áreas que sofrem mais da
falta de recursos humanos são:
- A Coordenação de Apoio Científico
que não possui servidores o suficiente para fornecer apoio qualificado
aos usuários do OPD, do Gemini e muito em breve, do SOAR.
- A
Coordenação de Tecnologia que sofre principalmente a falta de
tecnólogos na área de elétrica-eletrônica, dificultando em muito o
desenvolvimento instrumental, um dos alvos estratégicos mais importantes
do LNA.
- A Coordenação do Observatório do Pico dos Dias, responsável
pela operação da infra-estrutura observacional do LNA, e portanto, pelo
aspecto mais imediato da sua missão. Neste contexto a recente decisão do
TCU, impedindo o uso do bolsas PCI para atividades contínuas, apresenta
um problema sério para o LNA.
Além desses problemas específicos, a
diminuição contínua do número de servidores devido às aposentadorias
e - lamentavelmente - até falecimento de funcionários, sem renovação
do quadro de servidores, apresenta um perigo latente para o LNA.
Movimentos em 2003 e situação atual
No ano 2003 teve os seguintes
movimentos no quadro de servidores do LNA:
- Faleceu o servidor José
Geraldo Gomes. Sua memória continuará viva entre os funcionários do
LNA.
- Foi transferido o servidor Lúcio Antônio de Oliveira (Analista
em Ciência e Tecnologia L-I) do INPE para o LNA
- Foi transferido o
servidor Ely Viera Cortez (Analista em Ciência e Tecnologia L-II) do LNA
para o INPE
A Tabela 4 contém um somatório dos Recursos Humanos
contratados do LNA no final do ano 2003. Além disso, 13 bolsistas do
Plano de Capacitação Institutional, 2 outros bolsistas, e 7 estagiários
atuavam no LNA.
Tabela 4: Os Recursos Humanos contratados do LNA |
Posição |
Classe |
Padrão |
Número de funcionários |
Pesquisador Titular |
U |
III |
2 |
Pesquisador
Titular |
U |
I |
1 |
Pesquisador Titular |
U |
II |
1 |
Pesquisador Adjunto
|
W |
III |
1 |
Pesquisador Adjunto |
W |
II |
2 |
Pesquisador Adjunto |
W |
I |
2 |
Tecnologista Sênior |
H |
III |
4 |
Tecnologista Pleno 1 |
K |
II |
1 |
Tecnologista Júnior |
L |
I |
4 |
Técnico 3 |
M |
3 |
11 |
Técnico 1 |
O |
V |
2 |
Analista em Ciência & Tecnologia Sênior |
H |
III |
3 |
Analista em Ciência & Tecnologia Pleno 1 |
K |
II |
3 |
Analista em
Ciência & Tecnologia Pleno 3 |
I |
III |
1 |
Analista em Ciência &
Tecnologia Júnior |
L |
II |
1 |
Analista em Ciência & Tecnologia Júnior |
L |
I |
3 |
Assistente em Ciência & Tecnologia 3 |
R |
III |
20 |
Assistente em
Ciência & Tecnologia 2 |
S |
II |
1 |
Assistente em Ciência & Tecnologia
2 |
S |
V |
1 |
Assistente em Ciência & Tecnologia 2 |
S |
VI |
1 |
Assistente em
Ciência & Tecnologia 1 |
T |
V |
1 |
Capacitação de recursos humanos
O LNA está comprometido com a capacitação profissional de seus
Recursos Humanos. Em 2003 foram tomadas várias medidas para aumentar o
grau de formação e do conhecimento profissional dos servidores. A tabela
5 apresenta um somatório dessas atividades. Maiores informações
encontram-se no Relatório de Acompanhamento Anual do Termo de Compromisso
de Gestão entre o MCT e o LNA.
Tabela 5: Categorias da capacitação profissional |
Categoria |
Número de
servidores beneficiados |
Treinar e capacitar os Recursos Humanos em eventos
de longa duração |
6 |
Incentivar os profissionais de nível superior a
participar em cursos de pós-graduação e especialização |
3 |
Incentivar
os Recursos Humanos a dar seqüência aos estudos dos cursos do ensino
fundamental e médio |
6 |
Dotar a força-de-trabalho de competências
específicas para execução de procedimentos e uso de tecnologias
específicas |
4 |
Incentivar os Recursos Humanos para atualizar-se em suas
áreas de atuação |
34 |
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