Próximo: Transição do LNA para Organização SocialÍndiceAnterior: Desenvolvimento tecnológico

 

Cooperações com outras instituições

Instituto do Milênio MEGALIT

MEGALIT, um dos chamados "Institutos de Milênio" criado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, é um instituto virtual, reunindo pesquisadores de várias instituições diferentes num mesmo projeto (http://www.astro.iag.usp.br/~imilenio/). O LNA participa fortemente no MEGALIT. As principais atividades exercidas nesse âmbito são:

  • Concepção e planejamento detalhado de um espectrógrafo Echelle de alta resolução para o SOAR (Projeto STELES) ·
  • Concepção, planejamento detalhado e construção parcial de uma câmara de resolução 50k para o espectrógrafo bHROS do Gemini
  • Desenvolvimento de software de redução para o espectrógrafo de campo integral SIFUS do SOAR ·
  • Participação na instalação de um laboratório de instrumentação astronômica, em particular, de manuseio de fibras ópticas
  • Participação em workshops sobre instrumentação e encontros regionais dos participantes do MEGALIT
  • Participação em diversos projetos científicos realizados no âmbito do MEGALIT
  • Divulgação pública

Universidade do Vale do Paraíba

O LNA firmou colaboração com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP que instalou no OPD um laboratório móvel para efetuar estudos sobre a influência da atividade solar na atmosfera terrestre.

INPE

Pesquisadores do Departamento de Ciências Espaciais e Atmosféricas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE instalaram no prédio da sede do LNA um detector automático para monitorar a atividade elétrica da atmosfera terrestre. O projeto faz parte de uma rede de detetores semelhantes, instalados em vários lugares dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais. Além disso, o grupo de pesquisa executa, esporadicamente, observações de raios elétricos do OPD, utilizando equipamento próprio.