rela.gif (1943 bytes)

Próximo: Sobre o Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA ÍndiceAnterior:

Apresentação

Este relatório tem como finalidade resumir de forma sucinta para o público em geral a estrutura do Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA, seus recursos e suas principais atividades em 2002.

O ano foi marcado por transições, algumas delas concluídas, outras ainda aguardando uma definição final, e outras ainda fazendo parte de um processo gradual de evolução das atividades do LNA.

  • Com a posse de um novo Diretor em junho, na presença do Sr. Ministro de Ciência e Tecnologia, Embaixador Ronaldo Mota Sardenberg, foi efetuada uma transição na direção do LNA.
  • Grandes esforços foram feitos durante todo o ano 2002 para transformar o LNA em Organização Social, e, portanto, mudar drasticamente a forma de gestão da instituição. Esse processo ainda não foi concluído e aguarda uma posição do novo governo.
  • Para garantir eficiência no fomento da astronomia observacional brasileira nos próximos anos, considerando as modificações do ambiente científico devido à participação brasileira em projetos de telescópios de grande porte, Gemini e SOAR, e, portanto, para continuar cumprindo sua missão de forma adequada, o LNA intensificou esforços, com o apoio da comunidade astronômica no país, para sua capacitação em desenvolvimento instrumental.

Apesar das dificuldades, devido ao forte contingenciamento de verbas durante grande parte de 2002, que impediram a realização de investimentos, o LNA superou a situação financeira difícil sem maiores danos. Espera-se que a situação orçamentária no próximo ano seja mais confortável, de forma que importantes investimentos possam ser feitos.

Mesmo que transições e mudanças importantes tenham sido iniciadas em 2002, ainda há muito o que fazer. Espera-se para o ano 2003 a finalização da transição do LNA para Organização Social, o que permitirá uma gestão muito mais flexível e eficiente do que a atual. Outro desafio será a ampliação da sede do LNA, pois o espaço físico limitado e disponível atualmente estorva significativamente os esforços de ampliar laboratórios e oficinas, de forma necessária, para desenvolver instrumentos astronômicos competitivos internacionalmente.

Albert Bruch
Diretor do LNA