Última atualização:
26/11/2014

Home


Informações para os usuários

O sítio do telescópio


O telescópio

Instrumentos

Escritório Nacional

Galeria de Imagens

Links

 

Comentários e
sugestões:
webmast@lna.br


Concurso de Astronomia para Estudantes - 2013

Imagem de seu Objeto Astronômico Favorito 

com o Telescópio SOAR

Estudantes brasileiros podem escolher seu objeto astronômico favorito para ser observado com o Telescópio SOAR. O procedimento é escolher um objeto celeste e escrever uma justificativa sobre o quão interessante seria ter uma imagem digital do objeto.

Regulamento

Como participar

  1. Restrições do objeto

Escolha um objeto celeste que seja interessante para ser fotografado digitalmente (imageado) pelo Telescópio SOAR. Para ajudá-lo, leia a página de orientações para a escolha do objeto astronômico e siga as restrições abaixo.

1.1. Deve ser um objeto sideral, ou seja, o objeto não deve pertencer ao Sistema Solar: não pode ser planeta, satélite, asteróide, cometa ou o próprio Sol.

1.2. O objeto escolhido deve estar visível no período entre fevereiro e maio – época do ano em que a observação deverá ser feita. Portanto, o objeto deve ter suas coordenadas equatoriais (ver explicações aqui) de acordo com os seguintes limites:

1.1.1.   Ascensão Reta (AR) maior ou igual a 3 horas e menor ou igual a 19 horas

1.1.2.  Declinação (DEC) entre -60 e 0 graus.

1.3.  O tempo total disponível para observação do objeto é de até uma hora, portanto, ele não deve ter um brilho excessivamente fraco. Para objetos extensos, como galáxias e nebulosas, o limite da magnitude aparente V  deve ser em torno de 12, porque esta é a magnitude aparente total (a medida de toda a luz da
galáxia, por exemplo, na banda V). Considerando ainda objetos extensos, o limite de brilho superficial deve ser de 22,5 mag/arcsec2 (magnitude por segundo de arco ao quadrado). Ver explicações aqui(nota: regra corrigida dia 27/08)

1.4. O campo das imagens obtidas com o instrumento Goodman no SOAR tem um diâmetro de 7,2 minutos de arco, portanto, o objeto para o concurso deve ter um diâmetro máximo aparente de 7 minutos de arco. Ver explicações aqui.

1.5. Não ter sido fotografado digitalmente (imageado) pelo Telescópio SOAR. Acesse a galeria de imagens observadas pelo SOAR aqui.

  1. Quem pode participar

2.1. O concurso está aberto a todos os estudantes do ensino médio e do 8º e 9º anos do ensino fundamental das escolas do Brasil. 

2.2. As inscrições podem ser individuais ou em grupo, sempre submetidas por um professor responsável.

2.3. Cada estudante ou equipe poderá submeter apenas uma proposta. Não há limites de inscrições por escola ou por professor responsável (nota: regra corrigida dia 09/08).

  1. Como fazer

3.1.   Preencha todos os campos do Formulário de Inscrição: indique o objeto escolhido e explique o motivo da escolha desse objeto astronômico, em no máximo uma página (utilize a fonte Arial tamanho 11 e espaçamento simples). Justifique sua escolha com base no interesse científico e no apelo visual do objeto.
Baixe o Formulário de Inscrição aqui.

3.2.   Após preencher o Formulário de Inscrição, faça sua inscrição enviando-o por email,como um anexo em formato doc ou pdf, para o endereço concursoar@lna.br colocando no assunto da mensagem: inscrição.

3.3.   A Comissão Organizadora enviará um email confirmando a inscrição em até três dias úteis. As inscrições que forem recebidas com alguma informação faltando, serão informadas a respeito e terão a oportunidade de completá-las, mas não serão aceitas se as informações faltantes não forem fornecidas dentro do prazo estipulado.

3.4.   Após o término das inscrições, todos os inscritos receberão um certificado de participação.

  1. Calendário

  • Abertura das inscrições: 1º de agosto de 2013

  • Data limite para inscrição: 13 de setembro de 2013 - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

  • Divulgação do resultado: 27 de novembro de 2013 - o professor responsável pela proposta vencedora será comunicado por telefone e por e-mail e também será feita a divulgação no site da OBA e do LNA.

  1. O prêmio

5.1.   A melhor proposta terá seu objeto fotografado digitalmente pelo SOAR com o espectrógrafo e imageador no óptico Goodman.

O(s) autor(es) da proposta vencedora não irá(ão) viajar para fazer as observações. Dada a complexidade do procedimento de observação com um telescópio profissional do porte do SOAR, as observações serão feitas por astrônomos do LNA, remotamente de sua sede em Itajubá, MG. Além disso, a data exata de quando a observação será executada somente será definida posteriormente, junto com a programação científica do telescópio. Assim que as observações forem realizadas, os estudantes serão avisados. A imagem será publicada um mês após a observação.

A escola vencedora receberá a visita de um astrônomo do LNA que irá proferir uma palestra sobre a imagem do objeto astronômico escolhido. A data da visita será definida em conjunto com a direção da escola vencedora e a organização do concurso, de forma a ser conveniente para todos os envolvidos.

A imagem será processada profissionalmente e amplamente divulgada, com a explicação dos detalhes científicos que a imagem descreve. A escola receberá um quadro com a imagem impressa (tamanho aproximado 50cm x 50cm). A divulgação da imagem será feita através dos sites da OBA e do LNA, através também do Boletim Eletrônico da SAB e à imprensa especializada. A imagem poderá ser utilizada no cartaz da OBA do ano seguinte.

Os vencedores cedem à Comissão Organizadora do Concurso os direitos de reprodução da imagem premiada, bem como o direito de uso de imagem dos vencedores, para publicação em material gráfico com fins educativos, material de divulgação para imprensa especializada e outras maneiras de difusão do concurso, impressas ou editadas sob a forma de vídeo, multimídia ou internet.

5.2. O(s) estudante(s) vencedor(es) poderá(ão) visitar as instalações do Telescópio SOAR no Chile em data a ser definida posteriormente, provavelmente no período entre fevereiro e abril de 2014.

A data da visita será definida em conjunto com o(s) vencedor(es), a direção da escola, a organização do concurso e a direção do Telescópio SOAR, de forma a ser conveniente para todos os envolvidos. A visita compreende a viagem até La Serena, no Chile, e a visita às instalações do Telescópio, com duração mínima total de três dias, sendo que o primeiro e o último dia serão utilizados com as viagens de ida e volta.

A organização da OBA tentará obter recursos para cobrir todas as despesas de transporte (entre cidade da escola e SOAR – ida e volta), hospedagem e alimentação para até dois alunos da proposta vencedora, um professor responsável pela proposta e um astrônomo do LNA.

Caso a proposta vencedora tenha mais de dois alunos e um professor, os demais poderão participar da visita, porém a organização da OBA não se responsabilizará por nenhuma despesa dos demais participantes. O número limite de visitantes é doze, incluindo estudantes, responsáveis e organizadores.

  1. Seleção da proposta vencedora

O julgamento das propostas será realizado por um grupo composto por astrônomos profissionais do LNA, da organização da OBA e indicados pela SAB. 

Comissão Julgadora: (nota: informação disponibilizada em 06/09)

Prof. Dr. Cassio Leandro D. R. Barbosa - UNIVAP e membro do Conselho Técnico-Científico do LNA
Prof. Dr. Gabriel Hickel - UNIFEI e membro da Comissão de Programas do Telescópio SOAR
Profa. Ma. Giuliana Capistrano - LNA/MCTI e Comissão Organizadora
Prof. Dr. Horacio Dottori - UFRGS e Vice-presidente da SAB
Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle - UERJ e Coordenador Nacional da OBA
Dr. Luciano Fraga - LNA/MCTI e cientista do Escritório Nacional do SOAR
Dra. Marília Jobim Sartori - LNA/MCTI e Comissão Organizadora

O critério de seleção será escolher a proposta que melhor descreva os interesses científicos e que a imagem tenha um forte apelo visual, além de se encaixar dentro dos limites de magnitude e posição permitidos.

Não caberá qualquer tipo de recurso relacionado às decisões tomadas pelas Comissões Organizadora e Julgadora.

Contato para informações:

Para mais informações, entre em contato com a Profa. Giuliana Capistrano do LNA pelo 
e-mail concursoar@lna.br ou pelo telefone (35) 36298104