![]() ![]() ![]() |
Próximo: Desenvolvimento tecnológico![]() ![]() |
Produção científica do LNA |
A produção científica do LNA mede-se, de forma quantitativa, através
do número de publicações e teses de mestrado e doutorado com dados obtidos nos
telescópios sob sua responsabilidade e de forma qualitativa, através do número de
citações destas publicações na literatura científica (http://old.lna.br/lna/public/publicg.html). Foram publicados em 2002 em revistas indexadas 20 trabalhos científicos com dados obtidos nos telescópios do OPD. O anexo IV contém a lista completa destas publicações. O número pode crescer ainda um pouco porque às vezes os usuários do LNA informam tais publicações com certo atraso. Considerando que a base de dados do LNA nas demais publicações baseadas em dados do OPD (em revistas não indexadas, simpósios, colóquios etc.) é longe de ser completa, estas não são relatados aqui. O número de teses de doutorado (mestrado) com dados do OPD em 2002 foi de 1 (5). O anexo V contém a lista completa. Em comparação com o ano anterior, o número de publicações, nominalmente, cresceu levemente. Porém, esse crescimento não é significativo porque permanece menor do que a incerteza devido à estatística poissoniana. Como já em 2001, o número de teses ficou abaixo da média dos anos anteriores. Ainda não se pode dizer com certeza se essa tendência é significativa ou uma flutuação estatística. A Figura 10 mostra o desenvolvimento do número anual de publicações desde o início de operações do OPD. Observa-se que, depois de um crescimento contínuo nos primeiros ~15 anos, o número chegou a um nível aproximadamente estável. É interessante comparar o gráfico com diagramas equivalentes de outro observatórios, onde observa-se o mesmo padrão: após um crescimento inicial durante cerca de 1,5 décadas o número de publicações entra em "saturação". Não é este o lugar para deliberar sobre as razões para esse interessante fenômeno.
A Figura 11 mostra o desenvolvimento ao longo dos anos do número de heterocitações das publicações com dados do OPD em revistas indexadas. Os números baseiam-se no Science Citation Index. Na interpretação do diagrama deve-se levar em conta que existe um retardo de ordem de 1 a 2 anos entre a data da publicação de um trabalho e a época em que este artigo começa a ser citado na literatura. Considerando que o levantamento do número de citações dentro de um ano calendário somente poderá se completado em meados do ano seguinte, os números atuais para 2002 estão longe de ser completos. Para o último ano com um levantamento completo de 2001, observa-se uma pequena diminuição - porém estatisticamente insignificativa - do número de heterocitações.
Devido à falta de um levantamento sistemático nos anos anteriores, a produção científica dos pesquisadores, entre servidores e bolsistas do LNA, não pode ser comparado com o desempenho no passado. Foram publicados em 2002 pelos pesquisadores do LNA:
Esses números referem-se à publicações com ou sem dados obtidos nos telescópios sob responsabilidade do LNA. A bibliografia completa consta no anexo VI. |